O impacto da análise sensorial no sucesso de um produto

Você já parou para pensar em como nossos sentidos são utilizados, definindo sensações ao ingerir um alimento ou bebida e interferindo em nossas escolhas do dia a dia? O estudo dessas percepções é capaz de definir, desenvolver e instigar a aceitação de um produto pelo consumidor. Tal conhecimento pode ser adquirido pelo que conhecemos como análise sensorial.

Essencial para o sucesso de um novo produto ou melhoria de um já existente, por meio da análise sensorial pode-se avaliar a qualidade, aceitabilidade de mercado, dentre outros aspectos relevantes que auxiliem o plano de controle de qualidade. Conheça mais sobre essa ferramenta, seus métodos e inúmeros benefícios.

Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a análise sensorial é uma disciplina da ciência usada para evocar, medir, analisar e interpretar as reações às características dos alimentos e materiais tal como são percebidos pelos sentidos da visão, olfato, paladar, tato e audição.

Em outras palavras, atributos como aparência, aroma, consistência e sabor são avaliados. A forma e a intensidade de como esses sentidos são estimulados durante a experiência de ingeri-los, definem a qualidade de sensação a qual o alimento provoca. Com isso, entende-se que a análise sensorial não dita as características dos alimentos (cor, sabor, textura, aroma), mas representa o resultado entre a combinação de tais características, com a interação dos indivíduos.

Profissionais da Análise Sensorial

A percepção sensorial dos alimentos é individual para cada pessoa, uma vez que pode-se ter interferências psicológicas, sociológicas e fisiológicas, além de influências que envolvam experiências vividas. Portanto, essa avaliação dificilmente será substituída por máquinas ou equipamentos.

Ao ingerir um alimento, os 5 sentidos são acionados de forma quase simultânea, gerando experiências completas. Por isso, é de extrema relevância o entendimento em relação às sensações que possam ser causadas sobre os consumidores finais após o consumo de um determinado produto.

Normalmente, o engenheiro de alimentos é o profissional ao qual define diretrizes e respostas as quais os testes a serem realizados devem apresentar. Após a definição dos parâmetros, as amostras são fornecidas aos provadores em cabines individuais, com fichas de instruções e avaliações. Na New Max, contamos com provadores especializados, com habilidades necessárias de percepção em relação às propriedades sensoriais presentes em cada produto, facilitando a identificação das mais diversas características.

Quais são os objetivos da Análise Sensorial?

Na indústria de alimentos e bebidas, as análises sensoriais são utilizadas para muitas finalidades, tais como:

  • Desenvolvimento de novos produtos;
  • Melhorias de produtos já existentes;
  • Competição de mercado;
  • Controle de qualidade.

Sabemos que a alimentação não se trata apenas em suprir uma necessidade, mas está diretamente ligada ao prazer, humor e vivência de experiências. Alimentos sensorialmente aceitos, são aqueles que estimulam de forma positiva os sentidos de quem o consome, levando seu sucesso de inserção ao mercado. Conhecer as características do produto, possibilitam inovações, melhorias, redução de custos e aumento de vendas.

Os 5 sentidos na Análise Sensorial

Visão, audição, tato, olfato e paladar. Esta é a sequência a qual os sentidos são ativados pela maioria das pessoas após a ingestão de um alimento.

Logo ao primeiro contato, a visão é o primeiro sentido a ser estimulado. Nesta etapa, as características visuais guiam nossa escolha através da cor, tamanho, formato, consistência, refrescância, granulometria, dentre outros atributos, preparando assim outros órgãos sensoriais para receber e confirmar – ou não – essas primeiras impressões.

Já a audição fornece informações quando manipulamos, mordemos, mastigamos e engolimos, fazendo ligação direta às características de textura e crocância dos produtos.

O tato identifica características de textura, temperatura e consistência, influenciando sensações de prazer juntamente ao olfato, identificando aroma e paladar, que por fim, define o gosto em ácido, amargo, doce e/ou salgado.

Metodologias

Os métodos de análise sensorial podem variar de acordo com os objetivos a serem alcançados durante a realização dos testes. Dentre os principais, destacam-se:

  • Método discriminativo: indica diferenças qualitativas e/ou quantitativas entre as amostras analisadas;
  • Método descritivo: descreve de forma qualitativa e/ou quantitativa uma amostra, levando em consideração seu sabor, odor, textura e aparência;
  • Método afetivo: também conhecido como teste de consumo, o método avalia a aceitação e preferências pessoais dos consumidores, podendo ou não realizar comparações entre as amostras.

Com consumidores cada vez mais exigentes que valorizem novas experiências e hábitos de consumo, a análise sensorial se mostra uma ferramenta-chave para quem busca inserir um novo produto no mercado, melhorando consequentemente sua qualidade, lucratividade e relação com o público ao qual se deseja atingir.

Na New Max, fazemos o uso desta importante ferramenta para a criação de novos produtos e desenvolvimento de soluções criativas que garantam performance, precisão, qualidade e a plena satisfação de nossos clientes e parceiros. Fale conosco e leve inovação, tecnologia e confiabilidade para sua linha de produtos!

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